Porém, indo na contramão de propagandas que reforçam estereótipos e alimentam uma ideia complicada de “orgulho masculino”, a Axe lançou pelo YouTube, na última terça-feira (12), um vídeo da nova campanha intitulada "Find Your Magic" (em português, "Encontre Sua Magia").
Divulgada nas redes sociais da marca, a campanha para de tratar desodorantes como artifícios para conquistar o maior número de mulheres possível e foca em abordar a diversidade de tipos de homens que existem.
A campanha, inclusive, dá uma alfinetada em outros segmentos de publicidade logo na primeira cena do comercial. No plano de fundo, podemos ver um outdoor com um homem branco musculoso sem camisa exibindo uma calça jeans ao lado do vídeo de outro homem caminhando no meio do fogo, também sem camisa. Quando a câmera abaixa, o comercial mostra que o protagonista na verdade é um rapaz de biotipo comum, dentro de um carro, ao lado da namorada.
Detalhe: é ela quem está dirigindo o carro. Pode até parecer coisa pouca, mas pense: quantas vezes a publicidade relacionou carros com virilidade e masculinidade? Parece um bom presságio, e é. A campanha prossegue e só melhora. O resto do comercial mostra homens distintos em comportamento e aparência. Homens em cadeira de roda, homens tímidos, homens idealistas, homens flertando em lojas de disco, homens de salto alto.
Confere logo o comercial:
(MUITO BOM....RS... VIVEMOS NUMA SOCIEDADE DE ESTEREÓTIPOS, ONDE O HOMEM TEM QUE SER MACHO, TEM QUE PEGAR TODAS, TEM QUE SER "O CARA", DIRIGE BEM, BRIGA BEM, BATE EM TODO MUNDO, ETC... MAS NA PRÁTICA NÃO É BEM ASSIM, HOMEM TAMBÉM CHORA, NEM TODOS SÃO ATLETAS, MUITOS NÃO TEM ESSE PERFIL, SÃO INTELECTUAIS, DEFICIENTES FÍSICOS, ETC.
PRECISAMOS MUDAR ESSES CONCEITOS.)
Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2016/01/15/propaganda-liberta-homens_n_8992726.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário