Quando as pessoas entram no Faraday Cafe, em Vancouver (Canadá), se tornam inacessíveis por algum tempo. A cafeteria é a primeira do mundo a repelir os sinais de internet sem fio, deixando os consumidores sem possibilidades de mandar mensagens ou acessar as redes sociais.
No lugar das redes de comunicação, o idealizador do café espera que os usuários se comuniquem com “estranhos” aos seus lados. O artista social Julien Thomas, que projetou o café temporário junto com alguns arquitetos, relata que a ideia principal foi criar um espaço fora dos meios on-line, para que fosse possível um debate sobre o uso da tecnologia atualmente.
O projeto utiliza uma caixa metálica, chamada de “Faraday cage”, para bloquear os sinais, e a arquitetura do local é inspirada realmente em uma gaiola, mas com outras possibilidades de relacionamentos sem ser o virtual. No interior do local, Thomas pede aos visitantes que deixem trechos de conversas e discussões que ocorreram sem as distrações tecnológicas.
Para quem não consegue se controlar com os celulares, essa cafeteria é um ótimo refúgio. Ao mesmo tempo em que procura libertar as pessoas dessa dependência, estimula a discussão sobre o mundo conectado.
Fonte: https://queminova.catracalivre.com.br/2014/07/21/cafe-em-vancouver-bloqueia-wi-fi-para-clientes-esquecerem-celulares/#
Nenhum comentário:
Postar um comentário