Pouca cumplicidade, pouco romantismo, pouca sensualidade e poucas preliminares sexuais são reclamações frequentes das mulheres sobre os homens.
Exigências excessivas para iniciar sexo (jantares, longas conversas, etc.) e restrições excessivas para variações sexuais são algumas das reclamações frequentes dos homens sobre as mulheres.
Os homens geralmente não aprenderam a apreciar boas conversas, sensualidade, erotismo e preliminares sexuais prolongadas. As mulheres geralmente não gostam de erotismo puro. Quando os homens tentam fazer sexo por sexo, elas se sentem "usadas", "como um pedaço de carne" e acham que eles têm algum problema para querer tal coisa. A vida sexual pode ser muito melhorada se ambas as partes aprenderem a apreciar um pouco mais o que a outra parte gosta.
Tenho escrito bastante sobre a qualidade do relacionamento fora da cama. Por isso, neste artigo vou tratar mais do relacionamento sexual: como homens e mulheres podem melhorar seus relacionamentos na cama e, assim, também melhorar seus relacionamentos fora da cama.
Os homens e as mulheres podem mudar
Não devemos considerar que a nossa forma de ser e agir é imutável. Essa afirmação se aplica também à área sexual. Podemos modificar bastante aquilo que gostamos e que achamos excitante no sexo. Os homens podem aprender a apreciar e a contribuir para que o relacionamento seja amistoso, romântico e sensual e as mulheres, a encarar sexo por sexo como algo prazeroso e legítimo.
Seria muito útil que homens e mulheres se afinassem melhor, se tornassem mais semelhantes tanto no relacionamento fora da cama como na cama.
Cada dupla de parceiros amorosos pode e deve ajustar muitas coisas para melhorar a vida sexual.
Quando as práticas sexuais que trazem satisfação para um cônjuge são muito diferentes daquelas que trazem satisfação para o outro, um ou ambos sairão frustrados.
Os homens podem aprender a apreciar mais a cumplicidade, a eroticidade e as preliminares
Vou usar aqui o termo “eroticidade” para me referir ao clima que é produzido por olhares sedutores, insinuações sexuais, declarações e expressões de desejo e conversas pessoais sobre temas sexuais.
Vou usar aqui o termo “preliminares” para me referir às práticas sexuais que antecedem aquelas que levam ao orgasmo.
Claro que muitos homens gostam da eroticidade e das preliminares. No entanto, a grande maioria deles gosta mais das práticas sexuais que levam ao orgasmo e, por isso, abrevia os momentos de eroticidade e preliminares.
Apreciadores da eroticidade e das preliminares
Os verdadeiros apreciadores da eroticidade e das preliminares são aquelas pessoas que acham a eroticidade tão ou mais prazerosa do que as práticas sexuais que levam diretamente ao orgasmo.
Embora os apreciadores da eroticidade também acabem pondo em ação as práticas que levam ao orgasmo, estas práticas, no entanto, têm para eles importâncias relativamente reduzidas e funcionam mais como a cereja em cima do bolo: é deliciosa, mas pequena e dura pouco tempo na boca.
Os homens que não aprenderam a produzir e a apreciar a eroticidade são toscos na área sexual: depois de poucos minutos de clima erótico e de preliminares, iniciam as práticas sexuais que levam ao orgasmo. Essa maneira de proceder é comparada, pejorativamente, com a cópula dos galos: sem preparação, rápida e direta ao ponto.
Esta forma de proceder também lembra aquelas pessoas que tomam de uma só golada um copo de um vinho excelente ou enchem a boca e engolem sem sequer mastigar uma comida deliciosa.
Essa forma tosca de proceder geralmente não satisfaz as parceiras.
Vantagens dos apreciadores da eroticidade
Saber estabelecer, prolongar e usufruir a eroticidade proporciona muitos benefícios. Alguns deles são os seguintes:
- Prazer intenso e prolongado. Como a eroticidade não leva ao orgasmo, os momentos de eroticidade podem ser prolongados e apreciados indefinidamente.
- Firma o desejo pela parceira. Experimentar, repetida e demoradamente, a eroticidade que é produzida ou inspirada pela parceira ajuda a estabelecer e a desenvolver o desejo por ela.
- Firma e aumenta o desejo sexual. Permanecer um bom tempo em um clima erótico faz que o desejo cresça e permaneça firme.
- Proporciona momentos de intimidade física entre os parceiros. Este tipo de clima erótico geralmente estimula troca de carinhos e beijos.
- Proporciona momentos de intimidade psicológica entre os parceiros. O clima de eroticidade estimula o compartilhamento de sentimentos e pensamentos íntimos através da comunicação verbal e da comunicação não verbal. Esse tipo de compartilhamento e o seu acolhimento adequado ajudam a fortalecer a ligação entre o casal.
- Melhora a autoestima: verificar o próprio poder para provocar o desejo da parceira aumenta a confiança nos próprios méritos e na própria capacidade para atrair.
As mulheres podem aprender a apreciar por sexo por sexo
Vou usar aqui a expressão “sexo por sexo” para me referir ao desejo sexual que é provocado por atividades e situações sexuais e não pelo envolvimento ou pelo sex appeal do parceiro. Este tipo sexo geralmente começa diretamente, sem uma historinha que lhe dê contexto. Este tipo de sexo geralmente é impessoal, mesmo quando praticado com o cônjuge: as práticas sexuais são mais importantes do que a identidade dos parceiros com quem elas estão acontecendo. Esse tipo de sexo pode ser realizado com estranhos ou em grupo.
O desejo de sexo por sexo, por exemplo, é aquele desejo que é provocado observação de vídeos pornográficos, pela adoção de certas práticas como amarrar o parceiro ou observar a parceira usar um vibrador.
Para praticar sexo por sexo é necessário desvincular a ligação entre o desejo e o contexto afetivo do relacionamento.
Os estudos sobre fantasias e práticas sexuais geralmente indicam que o sexo por sexo é um dos tipos de fantasias que são mais frequente entre os homens do que entre as mulheres. A maioria das mulheres não gosta muito desse tipo de sexo. Uma autora americana afirma que os vídeos que mostram esse tipo de sexo e as conversas sobre esse tipo de sexo geralmente não são muito eficientes para excitar as mulheres. Para elas, as propostas de sexo por sexo pode ser bem vindo depois que elas já estão excitadas e não como uma forma inicial de provocar a excitação. Essa autora sugere para os homens que só tentem introduzir esse tipo de prática sexual quando as mulheres já estiverem bastante excitadas.
Benefícios do sexo por sexo
É inevitável que a vida sexual decline à medida que o tempo de relacionamento vai aumentando, que a idade vai aumentando, que o romantismo entre o casal vá diminuindo, que as obrigações vão aumentando, que nascem os filhos e o tempo disponível para intimidades entre o casal vá diminuindo?
Todos esses motivos contribuem para diminuir a motivação e a disposição física para o sexo e para encher a cabeça com preocupações. Esses acontecimentos são incompatíveis com pensamentos sensuais e eróticos.
Existe alguma coisa que possa ser feita para combater ou atenuar os efeitos negativos desses fatores sobre a sexualidade? Uma certa dose de sexo por sexo parece ter esse efeito.
O sexo por sexo pode tornar todo o circuito sexual mais robusto e imune a uma série de acontecimentos que geralmente enfraquecem a atividade sexual.
Além disso, o gosto por sexo por sexo ajuda a prevenir e a reparar vários tipos de problemas sexuais.
Quando estamos muito motivados por uma coisa, ela se torna menos perturbável por outras. Por exemplo, quando estamos assistindo um programa de televisão ou lendo um livro que gostamos muito, mantemos muito mais facilmente a nossa atenção na atividade que nos agrada. Isso acontecer mesmo em condições relativamente perturbadoras: sono, barulho, temperatura desagradável.
Quando o sexo por sexo tem efeitos positivos
O desenvolvimento de um bom grau de desejo por sexo por sexo beneficia:
- Homens e mulheres que têm pouco desejo sexual.
- Homens que têm dificuldade para manter a ereção porque temem desagradar a parceira caso falhem ou não mostrem um ótimo desempenho.
- Homens e mulheres que têm parceiros que não são muito atraentes.
- Homens e mulheres que só chegam ao orgasmo através de um procedimento rígido (determinada sequencia sexual, determinada posição, determinadas práticas).
- Mulheres e homens que associaram demais seus desejos com o bom estado do relacionamento (por exemplo, para aquelas que não aceitam sexo quando estão experimentando um pequeno grau de insatisfação com o parceiro).
Como desenvolver o gosto por sexo por sexo
Os caminhos para o desenvolvimento do gosto por sexo por sexo ainda não são bem conhecidos. A literatura desta área, no entanto, apresenta várias sugestões para esta finalidade. Algumas delas são as seguintes:
- Expor-se a material que mostra práticas sexuais: ver filmes eróticos, ler romances eróticos, praticar sexo descontextualizado.
- Praticar sexo mais frequentemente. Antes, durante e depois do sexo, o organismo produz várias substâncias que conduzem a estados prazerosos. É possível viciar-se nessas substâncias e passar a fazer sexo para produzi-las (tal como acontece com a ginástica, onde o organismo produz endorfinas e, por isso, muita gente vicia em esportes).
- Conversar sobre sexo. Geralmente esse tipo de conversa produz excitação, estimula a fantasia e libera inibições.
- Capitalizar a excitação produzida por outros eventos para fins sexuais. Por exemplo, diversas situações não sexuais fazem que o organismo produza adrenalina. A adrenalina aumenta o ritmo cardíaco, o ritmo respiratório e a pressão sanguínea. Os estados fisiológicos e psicológicos produzidos por estas situações têm vários componentes que também aparecem em situações eróticas.
Certas pessoas aprendem a usar essas situações como potencializadores do desejo sexual. Por exemplo, aprendem a usar a excitação que é produzida por transar nas escadas do prédio, em banheiros de bares, etc. O risco de ser pego produz diversas alterações fisiológicas e psicológicas que são da mesma natureza que as alterações produzidas pelo desejo e excitação sexual e podem ser confundidos com esta.
- Resposta vicariante. Ver outras pessoas excitadas ou praticando sexo geralmente excita os observadores porque temos a capacidade de experimentar coisas “por tabela”: sentir aquilo que outras pessoas estão sentindo. Os filmes comerciais exploraram muito isso: o expectador sente algo parecido com aquilo que o personagem está “sentindo” na tela: medo, tristeza, alegria. Por isso, ver outras pessoas ou filmes onde pessoas estão praticando sexo pode aumentar o desejo sexual.
Perigos do sexo por sexo
O sexo por sexo, quando se torna o principal tipo de sexo praticado pelo casal, pode esfriar o relacionamento afetivo entre os cônjuges. O sexo com afeto e com amor fortalece esses sentimentos.
O sexo é um momento de fusão com a pessoa amada. O sexo por sexo despersonaliza um pouco o relacionamento. Assim sendo, o sexo por sexo deve ser combinado com o sexo com amor e com afeto para produzir o máximo de efeitos positivos e não estabelecer muitos efeitos negativos.
Fonte: http://ailtonamelio.blog.uol.com.br/arch2014-09-01_2014-09-30.html