Com alguma criatividade – e muitas vezes um bom investimento – é possível ter piscinas diferentes, do tipo que roubam a atenção e ao mesmo tempo valorizam todo o projeto. Além do efeito visual diferenciado, elas proporcionam sensações inusitadas e divertidas.
Um dos recursos mais utilizados é a transparência, nas cada vez mais famosas e visadas piscinas de vidro. É possível ter laterais e fundos transparentes, o que por si só já cria um efeito diferente, e além disso, dependendo de onde a piscina é colocada, o impacto pode ser ainda maior. Piscinas que ficam em volumes saltados para fora do corpo da casa ou prédio, por exemplo, especialmente quando têm o fundo também de vidro, dão a sensação de se estar voando ao nadar. Vertigens para uns, sensação extrema de liberdade para outros.
Na torre Parinee Ism, um prédio na Índia que associa moradia e lazer em um projeto com formas e conceitos inusitados, a piscina transparente na varanda dá o toque final.
Quando dispostas ao lado de algum ambiente, com a lateral transparente, as piscinas viram verdadeiros aquários de gente. Além do fator inusitado, essa solução ainda permite a entrada de luz nos ambientes, funcionando como se fosse uma espécie de janela. Importante apenas criar outros pontos para garantir a ventilação, já que essa grande janela d’água obviamente não pode ser aberta.
Se a idéia for gastar menos, um simples recurso pode deixar a piscina diferente sem agregar nenhum custo: Mudar a tradicional cor azulada dos revestimentos internos por outras cores marcantes, como vermelho, pink, roxo. É possível também brincar com as cores da piscina através da iluminação, se houver, bastando substituir as lâmpadas brancas convencionais por lâmpadas coloridas.
Quanto à forma da piscina, as possibilidades são infinitas. As piscinas de alvenaria podem ter qualquer desenho, o que dá margem a idéias bem irreverentes, como piscinas com forma de coração, violão, e até de piano.
Em relação ao tamanho, a maior piscina do mundo fica no Chile, mais precisamente no resort San Alfonso del Mar, e tem uma área total de 8 hectares, com 1012 metros de comprimento. Como se isso não fosse grande o suficiente, a profundidade da piscina foi também caprichada, tendo singelos 115 metros até o fundo. São 250 milhões de litros de água que cabem nesta piscina. Um verdadeiro oásis artificial, que além de consumir muita água, não saiu barato para ser construída. Estima-se que tenha sido feita com cerca de 1 bilhão de dólares, e que custe cerca de 2 milhões por ano para ser mantida.
Uma outra piscina que chama atenção pela sua profundidade é uma piscina que fica na Bélgica, e foi criada pelo mergulhador John Beernaerts. Ela tem quase 35 metros da superfície até o piso mais fundo, suficientes para que ela possa ser usada para aulas de mergulho, com vários níveis e obstáculos recreativos, como cavernas subaquáticas, além de janelas nas laterais para a observação.
Outro recurso muito usado nas piscinas e que cria um efeito diferente é a chamada “borda infinita”, que é basicamente uma leve inclinação nas bordas que faz com que a água avance até o limite da piscina, fazendo parecer que não existe borda. Quando a borda infinita é usada em regiões próximas ao mar ou lagos, dependendo do ponto de vista a impressão é de que as águas se misturam.
(REALMENTE SÃO ESPETACULARES)
Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/piscinas-mais-inusitadas-que-voce-ja-viu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário