Bruce McLaren e Chris Amos levaram o GT40 Mark II para a vitória na prova francesa; agora marca lança novo carro em sua homenagem.
A Ford anunciou o lançamento do Ford GT 66 Heritage Edition. O veículo é uma homenagem ao emblemático carro de corridas Ford GT40 Mark II. Esse carro foi responsável pela primeira vitória da montadora americana na tradicional prova das 24 horas de Le Mans, distrito de Paris (FRA), em 1966. Depois de vencer a disputa de 1966, a máquina da Ford também chegou em primeiro nas provas de 67, 68 e 69, tornando-se tetracampeã invicta das 24 horas de Le Mans.
A prova de Le Mans é disputada desde 1923 e é considerada a corrida mais importante do campeonato mundial de endurance, ou seja, resistência, da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Nela, os pilotos devem se dividir para disputar 24 horas de prova, sendo o vencedor o primeiro veículo que completar o maior número de voltas após as 24 horas da corrida. A corrida foi criada com o propósito de testar protótipos de carros e avaliar a sua performance durante um dia inteiro, mas hoje é uma prova charmosa, tradicional e prestigiada por grandes pilotos o universo automobilístico mundial.
Os carros que disputam essa famosa corrida são divididos em quatro categorias, das quais LMP1 (Le Mans protótipos 1) e LMP2 (Le Mans protótipos 2) são disputadas por pilotos amadores. A categoria LM GTE pro (Gran Turismo Endurance) é disputada apenas por pilotos profissionais e a LM GTE am (Gran Turismo Endurance) é disputada por pilotos amadores e profissionais.
O GT40 Mark II, dirigido pelos pilotos Bruce McLaren (que mais tarde seria o fundador da equipe McLaren de Fórmula 1) e Chris Amos, percorreu 360 voltas nos 13.650 metros de extensão do Circuit de la Sarthe e levou para os Estados Unidos o primeiro titulo da maior prova de endurance do Planeta.
O novo carro, que estará disponível para compra em 2017, será uma edição limitada, exclusiva. Serão duas versões da máquina: Shadow Black , que tem acabamento metálico, e Matte Black, com o acabamento mate, ambos com faixas pratas no centro do veículo e o número 2 nas portas e no capô, assim como o carro campeão em Le Mans.
Ambos os modelos se destacam pelos detalhes em seus interiores, pois ambos reproduzem fielmente características do modelo de 1966, como por exemplo o volante envolto em couro e os cintos de segurança na cor azul. Além de uma série de itens que valorizam esta edição de luxo como um carro comemorativo, como plaquetas alusivas a série especial com o número do veículo desenhado nas portas e no painel.
O superesportivo da Ford carrega sob o capô um motor V6 de 600 cavalos de potência.
(ISSO NÃO É UM CARRO, É UM SONHO....RS... QUANTO SERÁ QUE VAI CUSTAR?)
Fonte: http://www.areah.com.br/vip/carros/materia/174922/1/pagina_1/novo-ford-gt66-heritage-edition-homenageia-campeoes-de-le-mans-de-66.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário