Entre a preocupação com a aparência e a higiene pessoal, remover os pelos vem se tornando dia após dia uma prática muito comum entre o público masculino.
Não é de hoje que os homens estão cada vez mais vaidosos. Nesse contexto a depilação masculina ganha espaço e serviços especializados. A médica Ana Peçanha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.
Y! A procura por parte do público masculino por serviços e produtos para remover os pelos tem aumentado nos últimos anos?
Ana. Sem dúvidas. Pesquisas da Sociedade Brasileira de Medicina Estética apontam para o crescimento da procura por tratamentos estéticos masculinos, principalmente pela depilação masculina. As razões disso são diversas: a estética, o conforto que a pele mais lisa proporciona para alguns, higiene - ainda que não seja unanimidade que a remoção dos pelos facilite a limpeza corporal - e também pontos práticos: é o caso dos atletas, por exemplo. Praticantes de atletismo e nadadores – que precisam de um coeficiente de atrito corporal baixíssimo – são adeptos da pele lisa.
Y! O que difere a depilação feminina da masculina?
Ana. De modo geral, os pelos dos homens são mais grossos e estão presentes em maior volume por todo o corpo. Partindo desse dado, fica claro que as técnicas, serviços e produtos para essa finalidade devem atender a essas especificações; ou seja, a capacidade de remover os pelos de modo efetivo agredindo a pele o mínimo possível.
Y! Como você avalia os serviços destinados para esse público?
Ana. Em constante progresso. Há centros estéticos focados nessa nova demanda: salas exclusivas de atendimento que garantem privacidade e discrição para quem procura, bem como profissionais aptos a prestar atendimento adequado, voltado para as características da pele e dos pelos dos homens. Do mesmo modo, a indústria investe na produção de cosméticos - creme depilatório, loção depilatória e cera - e de aparelhos: pinças, tesouras e aparelhos elétricos.
Y! Quais são as áreas do corpo que os homens mais buscam depilar?
Ana. O excesso de pelo nas pernas, costas e peito nos homens é o estopim das reclamações da maioria dos pacientes. Isso significa que são grandes áreas corporais e, portanto, conforme mencionado anteriormente, exigem condições adequadas para não agredir a pele.
Y! O uso da pinça e da lâmina - técnicas caseiras muito utilizadas pelas mulheres é válida para eles?
Ana. A pinça é aliada para retirar pelos pontualmente indesejados. É o caso das sobrancelhas, orelhas e até nariz (embora seja dolorido). O grau de dor varia de pessoa para pessoa e pode ser bem elevado. A pinça metálica permite a eliminação precisa dos pelos; mas é praticamente inviável considera-la como uma opção para grandes áreas do corpo.
Em relação a lâmina ela é a número 1 quando o assunto é fazer a barba. Contudo, o corte rente à raiz promove um resultado de curtíssimo prazo: em pouco tempo os pelos voltam a despontar. Água morna e loção de barbear para amolecer os fios são fundamentais para facilitar o processo e preservar a cútis das agressões.
Y! É possível eleger um método como o mais efetivo e seguro?
Ana. Não, pois as necessidades e sensibilidade são diferentes. Ainda assim, os aparelhos elétricos são a opção mais democrática. São práticos para diminuir o volume de pelos em áreas muito peludas - responsáveis pela sensação de calor corporal e consequente excesso de suor. O design e a tecnologia permitem que sejam utilizados no corpo inteiro. E há versões que podem ser utilizadas durante o banho, o que torna esse processo mais confortável também.
Y! Há contraindicações com o uso da cera e de cremes depilatórios?
Ana. Apenas de natureza alérgica. É importante seguir as instruções de uso do fabricante e observar as reações da pele nas 24 horas seguintes. Por conta da resistência dos pelos masculinos, o mais recomendado é o uso da cera quente: a temperatura mais elevada abre os poros e facilita a saída dos mesmos. Na verdade se trata de um serviço muito procurado sobretudo pelo público mais jovem para remoção de pelos no abdômen e costas, locais que têm uma musculatura mais trabalhada.
Y! A depilação a laser também é liberada para eles?
Ana. A principio, sim. A fotodepilação pode ser feita em qualquer parte do corpo. É preciso aparar os pelos e deixá-los com comprimento de até 3 mm. A técnica consiste na emissão sucessiva de raios de luz que, quando entram em contato com a melanina, esquentam e destroem o folículo piloso, inibindo o crescimento do pelo. O número de sessões varia de acordo com as características de cada pelo e embora seja popularmente conhecida como “depilacão definitiva”, a técnica exige manutenção ao longo do ano.
Fonte: https://br.mulher.yahoo.com/blogs/depilacao/depila%C3%A7%C3%A3o-masculina-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-150920324.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário