sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O TEMPO (1)

O assunto é um pouco fora do tema do blog, mas achei interessante... O tempo é precioso, usem com sabedoria...

Origens do tempo
O dicionário Webster (em inglês) - edição escolar/quarta edição - define tempo como:
II. um período ou intervalo. 1: o período entre dois acontecimentos ou enquanto algo existe, acontece ou age. Intervalo medido ou mensurável
Na essência, o tempo é apenas uma ilusão. Não podemos vê-lo ou senti-lo, ele simplesmente acontece. De um ponto de vista histórico, os seres humanos inventaram uma maneira totalmente arbitrária e interessante de medir o tempo.
O dia é obviamente o ponto de partida para o tempo. Um dia consiste de um período de luz solar seguido de noite. Nosso organismo está ligado a esse ciclo por meio do sono; portanto, um novo dia começa ao acordarmos pela manhã. Não importa qual seja a cultura, o conceito de dia vem de maneira óbvia e natural.

Usamos relógios para dividir o dia em pequenas partes. Usamos calendários para juntar dias em vários grupos. Ambos os sistemas têm origens interessantes, que descobriremos no decorrer deste artigo.

O calendário: meses
O conceito de mês vem da lua. Muitas culturas usaram meses com 29 ou 30 dias (ou alguma alteração) para dividir um ano em partes. O principal problema com esse tipo de sistema é que os ciclos da Lua, com 29,5 dias, não se dividem igualmente nos 365,25 dias do ano.
Ao olharmos para o calendário moderno, os meses parecem extremamente confusos. Um tem 28 ou 29 dias, alguns têm 30 e o restante têm 31. De acordo com a "World Book Encyclopedia", a mais vendida no mundo, foi da maneira descrita abaixo que surgiu o calendário.

Os romanos começaram com um calendário de 10 meses em 738 a.C., copiando a idéia dos gregos. Os meses no calendário romano original eram Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, September, October, November e December. Os nomes Quintilis até December vêm dos nomes romanos para cinco, seis, sete, oito, nove e dez. Esse calendário deixou mais ou menos 60 dias sem explicação.
Os meses Januarius e Februarius foram mais tarde acrescentados ao final do ano para prestar contas dos 60 dias extras.
Em 46 a.C., Júlio César mudou o calendário. Ignorando a lua, mas deixando os nomes dos 12 meses existentes, o ano foi dividido em 12 meses com 30 ou 31 dias, exceto Februarius com 29 dias. A cada período de quatro anos, Februarius ganhava um dia a mais. Mais tarde, ele decidiu fazer de Januarius o primeiro mês, em vez de Martius, colocando Februarius em segundo lugar, o que explica porque o dia bissexto fica numa época tão estranha.
Após a morte prematura de Júlio César, os romanos renomearam Quintilis em sua homenagem: Julius ou julho.
Da mesma forma, Sextilis foi renomeado para homenagear Augustus: Augustus ou agosto. Augustus também mudou um dia de Februarius para Augustus, para que tivesse o mesmo número de dias que Julius.
Essa pequena história explica porque temos 12 meses, porque os meses têm a quantidade de dias porque o dia bissexto cai numa época tão estranha e porque os meses têm esses nomes.
E as semanas? Dias, meses e anos, todos têm um fundamento natural, mas semanas não. Os nomes vêm direto da Bíblia.

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus". (Êxodo 20:8)
Esse quarto mandamento, com certeza, ecoa a história da criação no livro do Gênesis.
Os romanos deram nomes aos dias da semana baseados no sol, na lua e nos nomes dos cinco planetas conhecidos por eles:

Sol
Lua
Marte
Mercúrio
Júpiter
Vênus
Saturno
Esses nomes continuaram bem parecidos nas línguas européias; em inglês, ficaram sendo Sunday, Monday e Saturday. Os outros quatro nomes em inglês foram substituídos por nomes de deuses anglo-saxões. De acordo com a Enciclopédia Britânica (em inglês):
"tuesday vem de Tiu, ou Tiw, o nome anglo-saxão para Tyr, o deus escandinavo da guerra. Tyr era um dos filhos de Odin, ou Woden, a divindade suprema que deu origem ao nome Wednesday. Da mesma forma, Thursday surgiu do dia de Thor, nomeado em homenagem a Thor, o deus do trovão. Friday é derivado do dia de Frigga, a esposa de Odin, representando amor e beleza, na mitologia escandinava".

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/tempo6.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário