segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O TEMPO (2)

O calendário: anos
Conforme dito anteriormente, o dia é uma unidade de tempo óbvia para as pessoas. Mas e as semanas, os meses e os anos?
O homem criou o conceito de ano porque as estações se repetem anualmente. A maioria das plantas floresce e dá frutos anualmente. A habilidade de prever as estações é essencial caso você tenha plantações ou precise se preparar para o inverno.

Um ano é definido como a quantidade de tempo que a Terra leva para dar uma giro ao redor do sol. Ela leva aproximadamente 365 dias. Se medirmos exatamente o tempo que a Terra leva para girar ao redor do sol, o número é 365,242199 dias (de acordo com a Enciclopédia Britânica - em inglês). Adicionando um dia a cada período de quatro anos, temos uma média de 365,25 dias por ano, o que se aproxima do número real. É por isso que existem os anos bissextos, que têm um dia a mais que os anos normais.

Para chegarmos ainda mais perto do número real, a cada período de 100 anos não temos um ano bissexto, e sim a cada período de 400. Juntando todas essas regras, vemos que um ano é bissexto não apenas se for divisível por 4, mas também se for divisível por 400 caso seja o último ano de um século. Portanto, 1700, 1800 e 1900 não foram bissextos, mas 2000 foi. É daí que sai a média do ano com 365,2425 dias, que é ainda mais próxima do número real.

O problema com o conceito de um ano é que é difícil determinar a duração exata de um ano, a menos que bons astrônomos façam isso. Muitas culturas tinham carência de astrônomos e, por isso baseavam-se nos ciclos da lua. Um ciclo da lua dura aproximadamente 29,5 dias (29,530588 dias exatamente) e é fácil para quase todas as pessoas reconhecer a fase somente olhando para o céu à noite.

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/tempo5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário