Sua icônica obra Terraço do Café à Noite retrata um grupo de clientes anônimos aproveitando a noite em Arles, na França.
Entretanto, novas pesquisas sugerem que as 12 pessoas à espreita, com uma figura central de cabelos compridos, uma outra indo embora de forma soturna e espectadores em dourado, podem não ser tão anônimas no final das contas.
Sim, é possível que uma das obras mais famosas de Van Gogh contenha uma alusão a uma pintura ainda mais famosa: A Última Ceia de Leonardo da Vinci.
Uma alusão religiosa não seria tão fora do normal para Van Gogh. Antes de se dedicar à pintura, o famoso artista holandês desejava "pregar o evangelho por todos os cantos", e seu pai, Theodorus van Gogh, era pastor da Igreja Reformada Holandesa.
O tio de Vincent era um renomado teólogo e acadêmico bíblico holandês que ajudou seu sobrinho em suas diversas tentativas fracassadas de se tornar pastor.
Finalmente, quando tinha entre 27 e 28 anos, Van Gogh começou a levar a arte a sério, aumentando seu ritmo e chegando a quase 900 obras na década anterior à sua morte, em 1890.
Dentre as centenas de obras, a maioria das pessoas provavelmente reconhece apenas algumas. A Noite Estrelada com certeza, mas talvez reconheçam também sua provável primeira tentativa de pintar um céu cheio de estrelas: Terraço do Café à Noite.
(O TEXTO É MAIOR, AQUI SÓ TEM UMA PARTE, MAS VALE A PENA A LEITURA DO TEXTO NA ÍNTEGRA)
Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2015/03/17/sua-pintura-iconica-terra_n_6887930.html?utm_hp_ref=brazil
Nenhum comentário:
Postar um comentário