segunda-feira, 15 de junho de 2015

Celular bom, é celular no bolso.

O smartphone sequer atingiu a maioridade, e você já o trata como se fosse seu companheiro de décadas.


O ano era 2002, e engana-se quem pensa que o maior evento daquele ano foi à façanha de Ronaldo Nazário e sua trupe em terras orientais. Naquele mesmo ano, a BlackBerry mudaria para sempre os rumos da humanidade ao lançar o seu primeiro Smartphone. Embora o termo seja mais antigo decorrente do ano de 1997, foi com o BlackBerry 5810 que mundo passou a entender o que seria um smartphone como conhecemos hoje.

De lá pra cá, você tem acompanhado a história na palma da sua mão, Apple, Samsung, Sony, Nokia, LG, entre outras empresas, nos presenteiam a cada ano com milhares de modelos de smartphones, cada vez mais modernos, inovadores e integrados com o mundo seu redor. E não, isso não é tão bom quanto aparenta ser.

Em um curto espaço de tempo, um pouco mais de uma década, a humanidade sofreu uma transformação comportamental, no mínimo preocupante, o mundo dentro da tela tem se tornado cada vez mais atrativo, o que faz com que uma parcela da população - possivelmente a maioria dela - viva presa a um universo paralelo.

Não é preciso estudos científicos para afirmar a minha tese de que as pessoas estão se tornando cada vez mais antissociais e antipáticas por conta do uso descontrolado de smartphones. E isso faz com que eu, e diversas outras pessoas passem a sentir certo asco por tal tecnologia.

Por isso resolvemos listar algumas situações corriqueiras em que o uso de um smartphone não é apenas indelicado e deselegante, mas sim, irritante, assim como reconhecer quando ele é válido.

QUANDO ELE É IRRITANTE

# Na companhia dela
Não importa o que vocês estejam fazendo, o uso constante do telefone é imperdoável. Nada é mais patético do que você sair para jantar e reparar que na mesa ao lado há um casal que não trocou meia dúzia de palavras, sequer foram capazes de trocar um olhar, largaram seus aparelhos apenas para comer, e de repente, na hora de ir embora, você nota que eles estão tirando uma selfie para registrar uma noite “perfeita”, é ridículo. Outras ocasiões e situações são igualmente deselegantes, seja na cama com ela, em um café, na mesa do bar. Onde há duas pessoas não há espaço para um telefone, a conta não fecha. Esqueça o celular, seu foco é ela, porque até onde eu sei, mulheres detestam caras que não tiram os olhos do celular.
(CONCORDO PLENAMENTE)

# Com seus amigos
Não importa se é no bar, balada, ou na tradicional pelada de final de semana. Grupo de amigos, cerveja e celular não combinam. Nada mais irritante do que você estar no bar e notar que todos os seus amigos estão olhando para o telefone. O bar é o templo sagrado da prosa e da resenha, e me desculpe, mas ainda não me ensinaram a fazer isso em posse de um celular. Então, se você for tomar umas geladas com seus amigos, já sabe, celular no bolso, acredite o mundo real é muito mais divertido.

Errata: Só é permitido o uso de celular se for para chamar outros brothers e garotas. Depois de feito, desligue-o.

# Não se exponha demais
Você não precisa estar frente a frente com uma pessoa descontrolada em posse de um smartphone para se sentir incomodado, as redes sociais fazem o meio campo muito bem. Algumas pessoas simplesmente narram cada passo de seus dias como se fosse algo de interesse público, quando na verdade nós não queremos saber se você jantou naquele restaurante caríssimo, se está na Europa, ou doente no hospital. Se você nunca ouviu falar a respeito da privacidade, pesquise, é ótimo.
(TEM GENTE QUE É ASSIM MESMO, TUDO QUE FAZ TEM QUE BOTAR NA PORRA DO FACE.)

QUANDO ELE É ÚTIL

# Quando você está só
Você pega transporte público frequentemente? Você gosta de fazer exercícios, correr? Pois é estas são algumas das situações onde o uso de um smartphone pode ser útil, seja para ouvir uma música, ver algum vídeo, ou bater um papo com alguém, resolver algum problema no trampo, este tipo de coisa. Isso se chama otimizar o tempo, e é sempre válido.
(TAMBÉM ACHO)

# Para armar o boteco
Realmente, ligar para todos os seus amigos, um por vez, é algo que não cabe mais nos dias de hoje. Então monte um grupo só com os cobras, e marque aquele bar, boteco, balada, é muito mais prático, rápido e eficiente. Lembrando que o celular só é útil para marcar a zuera, não para fazer parte da mesma.

QUANDO É NECESSÁRIO TER UMA ATENÇÃO EXTRA

O mundo é tem se tornado cada vez mais refém do imediatismo, as pessoas querem tudo na hora, e com certeza as facilidades que o smartphone propícia torna todo esse ciclo mais feroz. Por isso, evite ficar atento ao seu celular 24 horas por dia. Ninguém é obrigado a estar a disposição a todo instante, seja para o chefe ou a namorada.

(BATO PALMAS PRA ESSE CARA, PERFEITO O TEXTO.)

Fonte: http://www.areah.com.br/vibe/smartphone/materia/132822/1/pagina_1/celular-bom-e-celular-no-bolso.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário