sexta-feira, 1 de maio de 2015

Projeto 'Her | Self' revela em fotos o que as mulheres realmente veem quando olham para si mesmas;

The Huffington Post |  De Alanna Vagianos

As mulheres devem ser vistas e ouvidas - e uma nova série de retratos, que usa palavras e rostos de mulheres, faz questão de que isso aconteça.

Criada por Jennifer Bermon, a série "Her | Self" (Ela | Por Ela Mesma, em tradução livre) é uma galeria de 28 retratos preto e branco de mulheres de todas as esferas da vida, tiradas ao longo dos últimos 20 anos. Bermon, fotógrafa profissional e produtora de TV, pediu que as participantes escrevessem o que viam em suas próprias imagens e incluiu as respostas de cada uma delas logo abaixo dessas imagens. Os resultados são inegavelmente poderosos. "De que outro jeito poderíamos explorar a causa dos problemas de imagem corporal das mulheres do que ver e ouvir isso das próprias mulheres?", disse Bermon ao Huffington Post. "As fotos dão às pessoas uma visão sobre quem as mulheres realmente são e as histórias que elas querem contar sobre si mesmas."

Entre as mulheres em destaque na série de fotos estão uma roteirista vencedora do Oscar, uma bombeira de NYC, uma rabina de 74 anos de idade, uma cientista da NASA e uma remadora do time da escola. "Eu queria revelar seus pensamentos mais profundos - aquelas palavras que elas compartilhariam com outras mulheres em conversas privadas", escreveu Bermon em sua declaração apresentação de artista.

(A história continua abaixo.)


"A única palavra que vem à mente é satisfação. Esta é a cara e a postura de alguém que se sente satisfeita e confortável com seu lugar na vida. Eu sou uma bombeira da cidade de Nova York, no Engine 58 - o melhor posto de bombeiros do mundo. Eu sou o resultado de muitas mãos que me moldaram na bombeira que sou hoje - especialmente o tenente Robert Nagel - meu herói, meu modelo. Um homem que encarava a vida e a morte de frente. Ele fazia o que falava. Ter o melhor emprego e viver na melhor cidade do mundo - isso explica por que estou sorrindo na foto. O sorriso pode não estar sempre no meu rosto, mas está sempre no meu coração."

Bermon iniciou o projeto há 20 anos, quando ela era ainda um estudante na Mills College. Ela descreveu uma epifania que teve quando ouviu suas amigas falarem que elas não gostavam de si mesmas. "Para mim, elas pareciam perfeitas. Eu percebi que isto fazia parte de uma conversa normal do dia a dia", disse ela. "Será que elas ouviam o que elas diziam sobre si mesmas? Será que nós, como mulheres, ouvimos o que dizemos de nós mesmas? Existe algo na fotografia que congela tudo e nos dá tempo de ver bem as coisas. Fazer com que as mulheres usassem suas próprias palavras lhes deu uma voz."

Em vez de simplesmente ver as mulheres nestes retratos, a série permite que os espectadores saibam o que essas mulheres veem em si mesmas. "A foto delas e suas palavras tornam-se uma peça que vale por si só, sem edição e filtro," escreveu Bermon. "O espectador é primeiro atraído pela foto e depois pelas emoções reveladas nas palavras."

Bermon disse que muitas mulheres fotografadas por ela contaram que o processo para elas foi terapêutico. Falar sobre o que vemos em nós mesmos faz a gente se sentir bem, disse ela. "Quando eu tiro fotos de mulheres, eu espero capturá-las de uma forma simples e direta – do jeito que eu as vejo. Dessa forma, é quase que objetivo", disse Bermon ao HuffPost. "As fotos são um ponto de partida para que elas escrevam sobre o que estão pensando pois se trata de ouvir as mulheres."

"O projeto tem sido um trabalho de amor", disse Bermon."A melhor parte é que outras mulheres querem isso e eu quero fazer algo para abrir a discussão sobre o assunto."

(O TEXTO É UM POUCO LONGO, AQUI TEM APENAS UMA PARTE, MAS VALE A PENA A LEITURA).

Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2015/04/09/mulheres-corpo_n_7035534.html?utm_hp_ref=comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário