segunda-feira, 6 de abril de 2015

Apareça.

Por Fernanda Pompeu

Depois que virei blogueira, tem gente que volta e meia me manda mensagens dizendo: Sempre gostei de escrever, mas não mostro pra ninguém. Minha observação padrão - não por preguiça, mas por convicção - tem sido: Comece um blog e persista. Use seu Facebook, Twitter, Linkedin para postar suas palavras. Compartilhe o que você considera original, útil, sensível. Mas ando reparando que minha dica não faz sucesso. Ao contrário, recebo tréplicas avisando: Ainda não estou preparada, ou preparado. O assunto termina aí.

Mas não acaba nesta crônica. Penso que nunca estamos verdadeiramente preparados. Fosse assim ninguém teria medo de morrer, uma vez que temos uma vida inteira para nos preparar. Quem posta, arrisca. Haverá quem goste e quem desgoste. A maioria nem irá ler o que você escreveu. É do jogo: você não escreve para todo mundo, você o faz para leitores que estão a fim de roubar algum tempo do próprio tempo para ler o seu recado. Constância, relevância, pontualidade também ajudam a formar uma carteira da leitores.

E a rejeição? Impossível escapar dela. Confidencio para meu teclado que superar rejeições é certidão de maturidade. Já recebi críticas de que meus textos têm um ar adolescente, ou uma excessiva simplicidade. Tomo a segunda crítica como elogio, mas não gosto da primeira. Sei que quem diz ser minha prosa adolescente, está falando que ela é meio infantil, muito imatura. Também já comentaram que eu escrevo açucarado, portanto deveria ser proibida para diabéticos.

Não discuto com detratores. Todo mundo tem o direito sagrado de não gostar. No entanto, críticas demolidoras jamais me impediram de escrever com a minha voz e meu estilo. Foco nos leitores que apreciam o meu trabalho. Com eles me animo a compartilhar ideias, sentimentos, visões. Agradeço todos os dias - de manhã, de tarde, de noite - por eles existirem. Já vivi mais anos do que viverei, não tenho tempo para conquistar corações arredios.

No fundo, há espaços e nichos para todo mundo se expressar. Ao contrário da era dos impressos, as ferramentas digitais são um banquete para escribas de várias cepas e costados. Tenho para mim que a escrita é um ativismo social, portanto ela só se completa no leitor. Daí, se você gosta de escrever, apareça. Reto ou torto, amargo ou doce, rainha ou mendiga, seus leitores vão te encontrar.

(NUNCA PENSEI EM ESCREVER NADA, NÃO TENHO ESSA VEIA LITERÁRIA (NÃO SEI SE LEMBRAM, MAS EU SOU ENGENHEIRO). ISSO TUDO ACONTECEU MEIO QUE POR ACASO, COMECEI O LIVRO INCENTIVADO POR UMA AMIGA MUITO ESPECIAL E QUERIDA, ELA QUE ME DEU FORÇA (OUTRAS PESSOAS TAMBÉM INCENTIVARAM, MAS ELA FOI A PRINCIPAL)

EU ACHAVA QUE NÃO IA SAIR NADA (NEM DIGO ALGO QUE PRESTE), MAS ACABOU SAINDO, E DEPOIS (TAMBÉM POR INCENTIVO DESSA MESMA AMIGA) CONTINUOU SAINDO...RS... HOJE ME SURPREENDO COM O QUE FIZ. JAMAIS IMAGINEI QUE CONSEGUIRIA.

MAS FICO ADMIRADO COM A CAPACIDADE QUE ALGUMAS PESSOAS TEM EM CAPTAR O ÓBVIO, AQUELAS COISAS QUE, DEPOIS QUE LEMOS, FAZ TODO O SENTIDO, MAS QUE NINGUÉM TINHA VISTO ANTES. AS LETRAS DAS MÚSICAS DO CAZUZA SÃO ASSIM, OUTROS TAMBÉM TEM ESSA CAPACIDADE (EU NÃO TENHO).

ALGUMAS PESSOAS JÁ ME DISSERAM QUE TEM VONTADE DE ESCREVER, MAS QUE NÃO SABEM COMO FAZER. EU NÃO SOU A MELHOR PESSOA PARA ENSINAR ALGUÉM A ESCREVER, MAS O QUE POSSO DIZER É: ESCREVA PARA VOCE, ESCREVA PENSANDO EM VOCE, NÃO NOS OUTROS, QUEM TEM QUE FICAR FELIZ COM O RESULTADO É VOCE, O QUE VIER DEPOIS É CONSEQUENCIA.

MAS NUNCA COISA ELA (A AUTORA DO TEXTO) TEM RAZÃO, AS CRÍTICAS SEMPRE VÃO EXISTIR, ENTÃO ESTEJA PREPARADO PARA OUVIR COISAS QUE VOCE NÃO GOSTARIA (ISSO VALE PRA VIDA TAMBÉM).

TODOS FICAMOS FELIZES QUANDO ALGUÉM GOSTA DO QUE ESCREVEMOS OU DO QUE FAZEMOS, MAS TAMBÉM VÃO EXISTIR OS QUE NÃO GOSTARAM, ENTÃO, ACOSTUME-SE COM ISSO.

E O MAIS ENGRAÇADO É QUE QUEM NÃO GOSTA É QUE GERALMENTE FALA, OS QUE GOSTAM NEM SEMPRE EXTERNAM ISSO, AI VOCE SÓ PERCEBE AS CRÍTICAS, QUANDO NA VERDADE, MUITOS TAMBÉM GOSTARAM – SÓ NÃO FALARAM...RS

É MUITO MAIS FÁCIL, OU CÔMODO, NÃO ESCREVER, OU NÃO FAZER NADA, MAS QUANDO VOCE FALA/ESCREVE, VOCE SE EXPÕE, E AI PODE VIRAR VIDRAÇA. JÁ TOMEI ALGUMAS PANCADAS AQUI NESSE BLOG, NÃO ENTRO NO MÉRITO DA RAZÃO, ACHO QUE TODOS TEM O DIREITO A TER SUA OPINIÃO, E RESPEITO ISSO, MAS ACHO QUE ALGUMAS CRÍTICAS FORAM INJUSTAS, TALVEZ EU TENHA SIDO MAL INTERPRETADO, SÓ ISSO.

POSTAR AQUI SE TORNOU UM HÁBITO, FIZ O BLOG PENSANDO NO LIVRO, MAS AI O BLOG FOI CAMINHANDO SOZINHO, SE DISTANCIOU DO LIVRO. AGORA VIVE COM AS PRÓPRIAS PERNAS. NÃO SEI QUANTAS PESSOAS AO CERTO ABREM ESSE BLOG PARA LER O QUE ESTÁ POSTADO AQUI, MAS FICO FELIZ EM SABER QUE ALGUÉM SE INTERESSA. ATÉ QUANDO VOU POSTAR? NÃO SEI...RS...

SE ALGUÉM TIVER ALGO QUE GOSTARIA DE DISCUTIR AQUI, O ESPAÇO ESTÁ ABERTO.

E PRA TERMINAR, LEMBRE-SE: NINGUÉM AGRADOU TODO MUNDO, NEM JESUS CRISTO, ENTÃO, NÃO CRIE ESSA EXPECTATIVA, NÃO É JUSTO COM VOCE MESMO).

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/apareca-104314226.html#more-id

Nenhum comentário:

Postar um comentário