sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CELULAR

Nesses últimos dias andei postando coisas sobre o uso do celular, internet e etc., realmente o uso exagerado do celular me incomoda um pouco.

Acho que todo mundo já viu a quantidade de pessoas que ficam ligadas no celular o tempo todo, principalmente em lugares públicos, tipo bares e restaurantes.

Eu vejo nas praças de alimentação dos shoppings, as pessoas sentadas a mesa, comendo, e com os olhos fixos na tela do celular. Será que essa pessoa sequer sentiu o gosto da comida? A refeição serviu apenas para saciar a fome, atender uma necessidade do organismo. Onde estava o prazer de comer? De saborear a comida? Acho que se não fosse realmente necessário comer (para sustentar o organismo), a pessoa não “perderia tempo” comendo.

Outro dia estava num restaurante, na mesa ao lado deveriam ter umas 10 pessoas, ou mais, e todas de celular na mão. Acho legal as redes sociais, trocar ideia com os amigos, estar mais próximo, mas acho que não precisa ficar ligado o tempo todo.

Eu gosto muito dessa ideia de deixar o celular de lado quando estamos reunidos. A tecnologia nos ajuda muito, mas pode se tornar um problema também. Para algumas pessoas, estar conectado é um verdadeiro vício, não conseguem mais ficar sem.

Eu gostaria de ver o que iria acontecer se houvesse uma pane de uma semana, uma semana sem celular. Acho que ia ter gente cortando os pulsos, mas sinceramente, eu não sentiria falta. Um dia pretendo viver sem celular, no dia em que me aposentar. Só vou ter um telefone fixo.

Pode parecer que sou contra a tecnologia, mas não sou. Ela é muito útil, nos possibilita consultar coisas, visitar sites de empresas, conhecer museus do mundo todo, estar em contato com amigos (via email), pagar contas, pegar resultados de exames, um monte de coisas que antes precisávamos estar fisicamente no local, tudo isso com certeza é ótimo. E é graças a ela que esse blog existe.

Mas a partir do momento que o celular passou a acessar a internet as coisas aceleraram muito, o celular ficou praticamente ilimitado. E como ele está com as pessoas o tempo todo, as pessoas passaram a ficar conectadas o tempo inteiro.

Foi ai que a vida foi parar no celular.

As pessoas literalmente não largam o celular. E por falar em não largar o celular, alguém costuma limpar o celular? ele passa de mão em mão, colocamos em todos os lugares, e ele ainda nos acompanha até no banheiro....rs

Tenho certeza que todo mundo conhece alguma história engraçada sobre alguém que estava com o celular ligado o tempo todo. Semana passada me falaram de uma moça que estava com o celular ligado dentro do cinema. Enquanto o filme estava na tela, ela ficava conversando, para que foi ao cinema então?

Teve uma noite que eu estava andando na calçada, perto de onde eu moro, ai o transito estava meio lento, tinha um carro ao meu lado, e olhando para o carro uma coisa me chamou a atenção, havia uma claridade no colo do motorista, quando olhei, era um tablete, o sujeito simplesmente estava lendo e-mails, ou qualquer outra coisa, enquanto estava no transito. Ai o transito andava, ele olhava para frente, depois olhava o tablete, e assim ele ia. Será que precisava realmente disso? Tinha algo tão urgente assim para ler? Não dava para esperar chegar em casa? O celular fez as pessoas perderem a noção.

Às vezes parece que vivemos num mundo meio matrix, a realidade passa a ser outra... a que vivemos no mundo virtual. Do jeito que a coisa vai, em breve todos vamos ter um avatar, ai nem vamos precisar sair de casa, ele vai por nós. Vamos ficar em casa, interagindo através das máquinas. Isso parece filme de ficção, mas não é. O próprio celular, um dia, já foi filme de ficção.

Essa semana, uma amiga me disse que estava num shopping, ai viu um balcão onde voce podia dar uma carga rápida no seu celular, R$ 10,00 por trinta minutos de carga. Isso é quase uma salvação, o celular ficando sem bateria, e voce encontra um lugar pra dar uma carga no seu celular enquanto almoça, o duro é ficar sem o celular na hora do almoço.

A pessoa só não podia esquecer que o celular estava no carregador, já imaginou se ela procura o celular e não encontra? Na certa iria ter um microinfarte, ou o coração iria perder uma batida...rs

Se eu fosse dono de um bar ou restaurante, colocaria um bloqueador de celular, para forçar as pessoas a conversarem, interagirem. Essa pessoa no Canadá pensa como eu (mas existem outros também).

O texto que acompanha essa foto é o seguinte: "Pessoa é flagrada observando a vida real"





Nenhum comentário:

Postar um comentário