domingo, 22 de março de 2015

Quanto tempo é necessário para julgar uma pessoa?

Por Ana Paula Nogueira

Um ou dois dias? Um fim de semana? Talvez ao longo de uma festa? Eu te digo: bastam alguns segundos, aqueles entre você constatar que alguma coisa no outro contraria seu ego e sua vaidade e rejeitar totalmente esta compreensão. Na verdade, às vezes pode ser o segundo dentro de um olhar preconceituoso, ou dentro daquele instante em que você se percebe machucado pelo outro.


Às vezes, é porque este outro faz algo que você acha péssimo; MUITAS vezes, é porque este outro faz algo que você adoraria fazer, mas não faz por medo. Pessoas livres, autênticas, que se assumem seja para o bem, seja para o mal (mal pra quem, aliás?), são as mais julgadas. Afinal, um espírito livre significa uma ameaça gigantesca ao seu ego ferido. Do lado de alguém autêntico, toda a sua pequenez aparece, salta aos olhos, sua máscara fica evidente e toda a sua vulnerabilidade se revela.

Quando apontamos o dedo para alguém, outros 3 estão em nossa direção. Nosso julgamento apenas mostra algo sobre nós mesmos. Se tivéssemos a clareza de que somos todos iguais dentro de nossa experiência humana, se partíssemos sempre da premissa de que estamos todos no mesmo barco, teríamos então a dadivosa oportunidade de aprender com estas experiências incômodas. E aquele que nos incomoda pode, na verdade, se tornar um grande mestre.

Então quando você julgar uma pessoa, e colocá-la dentro da grande categoria do "não gosto", experimente olhar pra fora da sua dor e se perguntar o que, afinal, esta pessoa mostra sobre você mesmo. Se a dor é sua, como pode alguém ser culpado por ela?

Como diz uma querida: incomodou? Doeu? Leva pra casa que é teu.

(JULGAR OS OUTROS É ALGO MUITO FÁCIL DE FAZER, NÃO DA TRABALHO ALGUM, MAS NÃO SOMOS JUÍZES DE NINGUÉM, NÃO TEMOS O DIREITO DE JULGAR.

QUEM LÊ ISSO PODE ACHAR QUE EU NUNCA JULGUEI OUTRA PESSOA, É CLARO QUE JÁ JULGUEI (E AS VEZES AINDA JULGO), TODOS FAZEMOS ISSO.

A QUESTÃO AQUI É ENTENDER QUE NÃO DEVEMOS JULGAR, INDEPENDENTE DO QUE A SITUAÇÃO POSSA PARECER. EU TAMBÉM JÁ FUI JULGADO, E FOI AI QUE APRENDI QUE, QUEM ME JULGOU, NÃO ESTAVA NO MEU LUGAR PARA SABER O POR QUE DAS MINHAS DECISÕES, DEPOIS QUE EXPLIQUEI OS POR QUES, A PESSOA ENTENDEU, E MUDOU O JULGAMENTO QUE HAVIA FEITO DE MIM.

E O PIOR É QUE, AS VEZES, QUEM NOS JULGOU, NÃO É APENAS NOSSO JUIZ, É TAMBÉM NOSSO JURI, E CARRASCO.

JULGAR É FÁCIL, DIFÍCIL É SE LIVRAR DO HÁBITO).

Fonte: http://www.brasilpost.com.br/ana-paula-nogueira/quanto-tempo-e-necessario-para-julgar-uma-pessoa_b_6231424.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário