domingo, 15 de março de 2015

Texto escrito por uma australiana.

“Querida mamãe,

Eu tinha sete anos quando descobri que você era gorda, feia e horrível. Até aquele momento eu acreditava que você era linda – em todos os sentidos da palavra. Lembro-me de folhear álbuns de fotos antigas e olhar suas fotos em pé no convés de um barco. Seu maiô branco sem alças parecia tão fascinante, assim como uma estrela de cinema. Sempre que eu tinha a chance, eu pegava aquele maravilhoso maiô branco escondido em sua gaveta e imaginava quando eu seria grande o suficiente para usá-lo; quando eu seria como você.

Mas tudo isso mudou quando, uma noite, estávamos vestidos para uma festa e você me disse: ‘Olhe para você, tão magra, bonita e encantadora. E olhe para mim, gorda, feia e horrível.’

No começo, eu não entendi o que você quis dizer.

”Você não está gorda”, eu disse com sinceridade e inocência, e você respondeu: ‘Sim, eu sou, querida. Eu sempre fui gorda; desde criança.”.

Nos dias que se seguiram eu tive algumas revelações dolorosas que moldaram a minha vida inteira. Eu aprendi que:

1) Você deve ser gorda, porque as mães não mentem.
2) Ser gordo é feio e horrível.
3) Quando eu crescer, eu vou me parecer com você e, portanto, eu vou ser gorda, feia e horrível também.

Anos mais tarde, lembrei-me dessa conversa e as centenas que se seguiram e amaldiçoei-me por me sentir tão pouco atraente, insegura e indigna. Porque, como o meu primeiro e mais influente modelo, você me ensinou a acreditar que a mesma coisa sobre mim mesma.

Com cada careta para seu reflexo no espelho, cada nova dieta maravilhosa que iria mudar a sua vida, e cada colher culpada de ‘Oh-eu-realmente-não-deveria’, eu aprendi que as mulheres devem ser magras para serem dignas.

Assim como você, eu passei toda a minha vida me lamentando. Quando é que a gordura se torna um ‘sentimento’? E porque eu acreditava que eu era gorda, eu sabia que não era bom.

Mas agora que estou mais velha, e também sou mãe, eu sei que culpá-la pelo meu corpo é injusto. Agora eu entendo que você também é um produto de uma linhagem longa e rica de mulheres que foram ensinadas a odiar a si mesmas.

Veja o exemplo da vovó definido para você. Ela fez dieta todos os dias de sua vida até o dia em que morreu aos 79 anos de idade. Ela costumava passar maquiagem para caminhar até a caixa de correio por medo de que alguém pudesse vê-la sem pintura.

Lembro-me da resposta compassiva dela, quando você anunciou que meu pai lhe havia deixado por outra mulher. Seu primeiro comentário foi: ‘Eu não entendo porque ele deixaria. Você cuida de si mesma, você usa batom. Você está acima do peso – mas não muito ‘.

Antes de papai sair, eu ouvi ele dizer para você. ”Não é tão difícil. Se você quer perder peso, você só tem que comer menos.”

Naquela noite, no jantar, eu vi você replicar papai:  ”Não é tão difícil. Se você quer perder peso, você só tem que comer menos.” Me lembro como você se sentou na frente do seu prato e lágrimas silenciosas escorriam pelo seu rosto. Eu não disse nada. Todos nós comemos o jantar em silêncio. Ninguém a consolou. Ninguém lhe disse para parar de ser ridícula e comer um prato adequado. Ninguém lhe disse que você era amada e era o suficiente. Suas conquistas e seu valor – como professora de crianças com necessidades especiais e uma mãe dedicada de três – empalideceu na insignificância quando comparado com os centímetros que você não poderia perder de sua cintura.

Partiu meu coração testemunhar o seu desespero e eu sinto muito que eu não fui em sua defesa. Eu já tinha aprendido que era sua culpa que você era gorda. Eu tinha ouvido papai descrever a perda de peso como um “processo simples” – ainda que você não conseguisse enfrentar. A lição: você não merecia qualquer alimento e você certamente não merecia qualquer simpatia.

Mas eu estava errada, mãe. Agora eu entendo o que é  crescer em uma sociedade que diz às mulheres que sua beleza é mais importante, e ao mesmo tempo define um padrão de beleza que está perpetuamente fora do nosso alcance. Eu também sei a dor que é internalizar essas mensagens. Nós nos tornamos nossos próprios carcereiros a infligir nossas próprias punições por não estar à altura. Ninguém é mais cruel para nós do que nós mesmas.

Mas essa loucura tem que parar, mãe. Nós merecemos o melhor – melhor do que ter nossos dias arruinado por pensamentos corporais ruins, desejando que fosse de outra forma.

E não é só sobre você e eu mais. É também sobre a Violet. Sua neta tem apenas três e eu não quero que esse ódio corporal crie raízes dentro dela e estrangule a sua felicidade, sua confiança e seu potencial. Eu não quero que Violet acredite que sua beleza é seu bem mais importante; que vai definir o seu valor em todo o mundo. Quando Violet olha para nós para aprender a ser uma mulher, temos de ser os melhores modelos que pudermos ser. Precisamos mostrar a ela com nossas palavras e nossas ações que as mulheres são boas o suficiente do jeito que eles são. E para ela acreditar em nós, precisamos acreditar que nós mesmas.

Quanto mais velhas ficamos, mais entes queridos perdemos em acidentes e com doenças. Sua passagem é sempre trágica e cedo demais. Às vezes penso sobre o que estes amigos – e as pessoas que os amam – não dariam por mais tempo em um corpo que era saudável. Um corpo que lhes permitiria viver um pouco mais. O tamanho das coxas deste corpo ou as linhas do seu rosto não importaria. Ele estaria vivo e, portanto, seria perfeito.

Seu corpo é perfeito também, mãe. Ele permite que você desarme uma sala com seu sorriso e contagie a todos com sua risada. Cada momento que passamos nos preocupando com as nossas ‘falhas’ em nosso físico é um momento desperdiçado, uma fatia preciosa da vida que nós nunca teremos de volta.

Vamos honrar e respeitar os nossos corpos pelo que eles fazem em vez de desprezá-los por não se parecem como idealizamos. Concentre-se em viver uma vida saudável e ativa. Quando eu olhei para aquela sua foto no maiô branco todos esses anos, meus olhos jovens inocentes viram a verdade. Eu vi o amor incondicional, beleza e sabedoria. Eu vi minha mãe.

Com amor, Kasey”

(A DITADURA DA BELEZA É ALGO BEM CONHECIDO, A SOCIEDADE CRIOU MODELOS DE BELEZA, MAS NEM POR ISSO CRIOU PESSOAS BELAS. AI ALGUÉM VAI DIZER: QUEM GOSTA DE BELEZA INTERIOR É DECORADOR.
É VERDADE, DECORADORES GOSTAM DA BELEZA INTERIOR, E DA EXTERIOR TAMBÉM. GOSTAM DO QUE LHES PARECE BELO. MAS EXPERIMENTE VIVER AO LADO DE UMA PESSOA VAZIA, UMA CASCA APENAS, BONITA APENAS POR FORA, SEM ABSOLUTAMENTE NADA POR DENTRO - NEM DE BELO E NEM DE FEIO, NEM ISSO ELA TEM.
GRAÇAS A DEUS OS PARÂMETROS ESTÃO MUDANDO, HOJE JÁ VEMOS MODELOS PLUS SIZE, MODELOS CADEIRANTES, E ATÉ MODELOS COM SÍNDROME DE DOWN.
UMA VEZ LI UMA FRASE QUE DIZIA: NÓS DEVEMOS NOS CASAR COM ALGUÉM COM QUEM GOSTAMOS DE CONVERSAR, POR QUE UM DIA ISSO VAI SER MUITO IMPORTANTE.
E É VERDADE, A BELEZA FÍSICA UM DIA ACABA... E AS VEZES ACABA BEM RÁPIDO... AI O QUE VAI RESTAR?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário